Lançado em março do ano passado, programa Trato pelo Araújo é uma iniciativa da Companhia para mitigar a poluição causada por esgoto irregular
Em menos de um ano o programa Trato pelo Araújo já realizou vistorias em mais de 5.400 imóveis da região da bacia hidrográfica do rio Araújo, no município de São José. Destes, apenas 4,4% já estavam com a conexão ao sistema de esgoto totalmente regular.
Com diálogo, fiscalização e orientação técnica gratuita, 14% já se adequaram com a ajuda da assessoria oferecida pelo programa. Os demais receberam orientação e laudo técnico para providenciar a correta conexão à rede coletora e devem se regularizar nos próximos meses.
O maior problema encontrado durante as vistorias é a caixa de gordura ausente ou irregular, item que representa 63% dos casos de irregularidades. A segunda maior ocorrência é de imóveis não conectados, 17% , que estavam poluindo o rio diretamente com os efluentes domésticos, uma infração grave. No Brasil, por lei, todo imóvel que tiver Sistema de Tratamento de Esgoto Público disponível deve se conectar.
Caso o morador tenha algum problema durante a execução da obra e não consiga concluir as adequações no prazo estipulado deve entrar em contato pelo e-mail, para tratopeloaraujo@gmail.com e explicar a situação, pedindo prorrogação de prazo. Isso evitará a aplicação de penalidades. Caso já tenha sido autuado pela Vigilância Sanitária do município, a justificativa deve ser feita por e-mail para visameioambiente@pmsj.sc.gov.br.
Assim que as alterações são concluídas, o responsável deve voltar a entrar em contato com o programa Trato pelo Araújo para agendar o retorno e ganhar o certificado, que responderá a intimação da vigilância.
RETORNO:
A Companhia reforça que os moradores que receberam a visita e já realizaram as adequações devem entrar em contato com o programa para agendar o retorno. Nessa visita os técnicos irão testar novamente as instalações e, se tudo estiver certo, vão certificar o imóvel. O agendamento pode ser feito por e-mail ou por aplicativo de mensagens, para o número 48 9203-6873.
Mais informações: